Associação Comercial do Leblon

Top Menu

No 1º dia do horário de verão, polícia detém 99 na Zona Sul

By fernandag

Postado em , , , , | Tags : , , , , , , , , , , ,

Hits: 0

Patrulhamento nas prias da Zona Sul contou com 710 policiais - Bia Guedes / Agência O Globo

Patrulhamento nas prias da Zona Sul contou com 710 policiais – Bia Guedes / Agência O Globo

Em plena primavera, temperatura na cidade chega a 39,5 graus

A cidade teve um domingo de sol típico de verão em plena primavera, mas, diferentemente das previsões meteorológicas, a temperatura ficou longe dos 42 graus que marcariam um recorde de calor este ano. A máxima registrada foi 39,5 graus na Vila Militar, onde, há uma semana, foi marcada a temperatura mais alta de 2014: 41,6 graus. Para hoje, a previsão é de chuva à tarde e queda na temperatura, com a máxima podendo chegar a 34 graus, segundo o Instituto Climatempo. Em meio ao calorão, 99 pessoas foram detidas pela polícia e levadas para a delegacia, acusadas de roubo, furto e baderna.

Os dados sobre os detidos são de um balanço preliminar da Polícia Militar sobre a Operação Verão, o que significa que os números podem ser ainda maiores. Em Copacabana, pelo menos 40 jovens foram levados para a 12ª DP (Hilário de Gouveia) depois que um ônibus teve janelas quebradas, no fim da tarde. A maioria dos detidos foi liberada após averiguação. De acordo com a polícia, apesar da grande quantidade de roubos e furtos, não foram registrados arrastões na orla.

— Vi cinco casos de tumulto no Arpoador. Todo domingo de praia é essa confusão. Queremos mais policiamento para podermos frequentar a praia mais tranquilamente — disse Inês da Silva, que teve a bolsa furtada no Arpoador.

Já nos momentos de tranquilidade na areia, o vento fresco que vinha do mar e deixava o clima ameno caiu no gosto do casal mineiro Emiliana e Patric Bandeira.

— Hoje está muito bom. Eu estava rezando para não chover. No sábado o tempo na praia estava meio estranho. Chegamos até a sentir frio, mas hoje o dia está bem agradável — conta Emilina.

— Chegamos às 10h30m e só vamos sair depois que o sol for embora — garante Patric.

Depois do dia de calor, à noite começou a chover e a ventar na cidade. Para esta segunda-feira, a previsão é de chuva à tarde e queda na temperatura, com a máxima podendo chegar a 34 graus, segundo o Instituto Climatempo.

Em Copacabana, tumultos acabaram chegando à 12º DP, onde cerca de 40 jovens ficaram detidos depois que um ônibus teve janelas quebradas, no fim da tarde. Alguns gramas de maconha foram encontrados com o grupo. A maioria dos detidos foi liberada após averiguação, mas alguns menores foram levados a abrigos, pois estavam sem documentos, constituindo, segundo policiais, situação de abandono.

OPERAÇÃO VERÃO NA ORLA

Durante todo o dia, o patrulhamento foi reforçado em toda a orla. Nas areias da praia do Arpoador, além de famílias e amigos reunidos, também foi possível notar a presença de policiais de batalhões da Zona Sul e do Batalhão de Choque, como parte da Operação Verão, que foi antecipada esse ano. Até o início da tarde, por volta das 14h, somente um furto tinha sido registrado. Uma turista estrangeira teve os documentos e pertences levados ao deixar a bolsa na areia. Após procurar o carro de comando do Batalhão de Choque, ela foi encaminhada para a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT).

Como de costume, aos domingos, mais banhistas frequentam as praias da região. O segundo-tenente Nelson Soares, do Batalhão de Choque, afirma que o contingente é dobrado durante o dia em relação aos sábados: – Por domingo ser um dia mais cheio nas praias, estamos com a faixa de 60 policiais. Além disso, também contamos com o apoio de recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). De acordo com nota divulgada pela PM, o patrulhamento nas praias da Zona Sul é feito por 710 policiais dos batalhões de Botafogo, Flamengo, Copacabana, Leblon e Ipanema, além do Batalhão de Choque (BPChoque), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) e homens do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), estes atuando especificamente nas areias, além do Grupamento Aéreo. Há também, segundo a Polícia Militar, um carro comando do Batalhão de Choque monitorando as ações.

DIA COM SOL E MENOS NÉVOA

A paisagem deste domingo estava bem diferente da de sabado. A névoa que vem mudando a paisagem do Rio há uma semana estava mais dispersa neste domingo, dando espaço para o sol aparecer. Suellen Souza, comerciante que trabalha no Arpoador, vê o bom tempo ajudar nas vendas durante a primavera que tem atingido a temperatura típica do verão carioca: – Às 10h, a praia já estava bem cheia. Quase não sobrou cadeira para alugar. Como vai escurecer só mais tarde por causa do horário de verão, as pessoas ficam mais tempo aqui, até as 20h. No primeiro dia do horário de verão, o casal Mychelle Kettyne e Fábio César Camilo da Silva quer aproveitar a hora a mais de sol. – É bom que dá para curtir mais a praia. Mas demora a acostumar para entrar no ritmo no trabalho – conta Fábio César.

Para fugir das altas temperaturas, teve a turma que optou por passear na Estrada das Paineiras, onde o clima é mais ameno. As bicas d’água, que costumam formar filas, estavam, no entanto, com pouca vazão por causa da falta de chuvas. Entre os poucos que arriscaram um banho minguado, o soldador Leonardo Sarraf levou a filha de 11 anos, Sofia, para conhecer o lugar.

— É natural que as bicas fiquem assim, afinal, está chovendo pouco. Mas é uma pena, pois minha filha ficou animada para tomar um banho e, quando chegou aqui, perguntou onde estavam as quedas d’água, de tão fracas que estão — lamentou Leonardo.

A auxiliar administrativa Diana Rodrigues, moradora de Santa Teresa, ressaltou que, apesar da pouca água, o passeio valeu à pena:

— Troquei a praia pelas Paineiras porque aqui é mais fresco e vazio. Vir aqui é sempre muito bom.

Fonte: O Globo  -19/10/2014

Share this story

About The fernandag

Related Posts

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

btt